Banda dos Tiroleses
Como era de costume na Áustria, muitas pessoas participavam das bandas locais e no primeiro grupo de emigração austríaca para Treze Tílias, no ano de 1933, alguns músicos formaram ainda durante a viagem a “Musikkapelle Dreizehnlinden”.
A Banda dos Tiroleses que mantém atividades ininterruptas desde a fundação, se apresenta em vários eventos em Treze Tílias, como a Tirolerfest, Festividades de Natal, Expotílias e Semana da Escultura.
Além dos eventos promovidos pela Prefeitura Municipal, a entidade também realiza concertos durante o ano, onde apresenta peças tradicionais austríacas e tiroleses, músicas brasileiras e internacionais.
Maestros:
1933 - 1935 l Johann Mitterer
1935 - 1938 l Johann Völgefy
1938 - 1981 l Gabriel Hausberger
1981 - 2016 l Bernardo Moser
2016 - 2023 l Markus Astner
2023 - atual l Roberto Luiz da Maia
Coral Tiroler Echo
O Coral Tiroler Echo se apresentou pela primeira vez na Missa de Natal do ano de fundação de Treze Tílias, 1933. O responsável pela formação do coral foi o engenheiro Johann Völgyfy, que regeu o coral até 1938, quando retornou para a Áustria, passando a regência para seu aprendiz Gabriel Hausberger.
Gabriel Hausberger foi regente até o ano de 1978, quando o coral encerrou suas atividades, que seriam retomadas no ano de 1981 com o retorno para Treze Tílias do maestro Bernardo Moser que é o atual regente do grupo.
O coral interpreta principalmente canções tirolesas e melodias antigas, apresentando muitas vezes durante o ano, principalmente em missas.
O traje é típico tiroles, inspirado na região de Wildschönau - Tirol.
Contato:
Maestro: Bernardo Moser
Fone: (49) 3537 1388
Presidente: Ana Concatto
Coral Hobbysänger
O Coral Hobbysänger iniciou em 1993 com um pequeno grupo de cantores que se reuniam para cultivar a música.
Estes primeiros encontros foram realizados nas casas dos participantes. A cada ano o grupo crescia e hoje o Coral Hobbysänger já representa Treze Tílias em diversas apresentações em outras cidades.
A filosofia inicial permanece ainda hoje no grupo, democratizar o conhecimento musical e integrar as pessoas através do canto.
Contato:
Presidente: Nilse Piaia
Maestrina: Maria Eloiza Otto
Coral Amici della Cantoria
.
Contato:
Presidente: Liduíno Cecconello
Fone: 3537 0655
Maestro: Antônio Darci Bandeira
Coral Treze Tílias
.
Contato:
Presidente: Volnei Antonio Conci
Fone: (49) 99177 2219
E-mail: vaconci@gmail.com
Maestro: Rodrigo Pivetta Werlang
Grupo de Danças Austríacas Schuhplattler
O Grupo de Danças Folclóricas Schuhplatter é o mais antigo grupo de danças de Treze Tílias.
Fundado no ano de 1933, foi coordenado até o ano de 1950 por Lorenz Leitner e Luiz Metzler. Depois o grupo foi coordenado por Erwin Felder até 1980, até 1990 por Ewald Felder e seus irmãos. Depois passou para a coordenação de Rosana Klotz e Erwin Felder Júnior e hoje é organizado por este último.
O Schuhplatter fez apresentações em vários estados: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília e também se apresentou no exterior, na Argentina, Paraguai, Áustria e Itália.
Contato:
Presidente: Erwin Felder Júnior
Fone: (49) 9 9980 2500
Lindental Tanz Gruppe
O Grupo de Danças Lindental foi fundado no dia 25 de março de 1995, por Valter Felder, no município de Treze Tílias.
O fundador morou seis anos na Áustria onde participou de um grupo de danças folclóricas tirolesas. Com isso, tem base para ensaiar o grupo e acompanhar as danças com seu acordeon.
O grupo faz apresentações em hotéis e restaurantes da cidade, onde mostra a cultura e a tradição austríaca aos turistas, além de realizarem apresentações em outras cidades e países.
O repertório traz grande quantidade de músicas, todas seguindo o estilo austríaco marcado pelo sapateado. O traje foi confeccionado seguindo os modelos da Áustria.
Grupo de Danças Tiroler Plattler
A Associação Cultural Austríaca Tiroler Plattler foi fundada em janeiro de 2000, na cidade de Treze Tílias, com o objetivo principal de promover e difundir o folclore tirolês em todo Brasil.
O repertório compreende em danças que resgatam os principais passos da cultura tirolesa empregando artefatos utilizados no cotidiano de nossos antepassados.
O passo marcante da dança é o Schuhplattler, um sapateado muito antigo de origem celta praticado nas regiões alpinas da Áustria, Alemanha e Itália. A Valsa, o Boarischer e a Polka também estão presentes em nossas danças.
As vestimentas do grupo seguem as características austríacas sendo que os trajes femininos são originários da região de Wildschönau e os trajes masculinos da região do Tirol.
Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfalen
Fundado em 07/06/1998, é constituído cerca de 40 integrantes que tem por objetivo preservar e difundir a cultura alemã do município de Treze Tílias.
O Grupo Westfalen reúne em seu repertório, danças acrobáticas e de alto vigor físico, privilegiando danças folclóricas mais rápidas (executadas em polka), com alto padrão coreográfico. Com apresentações em diversas cidades do país, apresentou-se também em festivais de dança no Paraguai, Argentina e Uruguai.
Em 2010, através de sua Associação Germânica Westfalen, realizou parceria com a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, sendo responsável pela revitalização e caracterização em estilo alemão do pavilhão da comunidade, reunindo em um só local as manifestações artístico-culturais dos descendentes de alemães em Treze Tílias.
Contato:
Presidente: Agatha Speck Portilla
Grupo de Danças Italianas Volare
O Grupo de Danças Italianas Volare faz parte da Associação Vêneta de Treze Tílias e teve seu reinício em abril de 2012, contando hoje com aproximadamente 20 integrantes, os quais se orgulham em mostrar através das danças o folclore de suas raízes.Tem um trabalho sério e fiel, participando de diversos eventos pelo país e mostrando sempre danças alegres, vibrantes e festivas de diversas regiões da Itália. A maioria das músicas que fazem parte do repertório do grupo são tarantelas, devido ao seu ritmo alegre e rápido.No ano de 2012 o grupo confeccionou o novo Traje, sendo este da regiãode Belluno, caracterizando ainda mais suas origens e sua história, mantendo ao máximo sua originalidade!
Contato:
Presidente: Tatiane Peliciolli
Banda Dorfmusik - Treze Tílias
Em agosto de 2007, foi fundada em Treze Tílias a Banda Estudantil. Um projeto da Prefeitura Municipal para fomentar o ensino da música entre os jovens.
Desde sua fundação, a Banda Estudantil sempre esteve muito ligada a Banda dos Tiroleses e a partir do ano de 2016, o grupo passa a ser responsabilidade da mesma e tem seu nome alterado para Dorfmusik Treze Tílias.
A Dorfmusik conta com repertório variado e se apresenta em diversas festividades do município como na Tirolerfest, festividades de Natal, Bairro Fest e Concerto Anual.
Contato:
Presidente: Antonio Pattis Reiter
CCDL - Centro Cultural Dona Leopoldina
O Centro Cultural Dona Leopoldina (CCDL) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter cultural, educativo e social. Foi fundado em 1969 por iniciativa do Prof. Karl Ilg, docente da Universidade de Innsbruck, Tirol, na Áustria. São objetivos do CCDL
-
Desenvolver atividades culturais relacionadas às influências culturais e históricas da imigração austríacas no Brasil e na cidade de Treze Tílias;
-
Promover cursos, palestras, conferências, debates e eventualmente a publicações de material bibliográfico cultural, relacionado à realidade da cidade de Treze Tílias, à imigração austríaca e à contribuição cultural da Áustria no Brasil;
-
Cooperar com os poderes públicos e com entidades congêneres na solução de questões de interesse coletivo de seus associados e para o bem cultural de Treze Tílias;
-
Promover o ensino da língua alemã em Treze Tílias por meio da Escola de Alemão Dr. Karl Ilg (Karl Ilg Schule).
Contato:
Presidente: Prof. Everton Altmayer
E-mail: centroculturaldl@gmail.com
Site: www.ccdl.org.br
Corpo de Bombeiros Voluntários de Treze Tílias
No ano de 1995, Treze Tílias viu nascer mais uma nova entidade de extrema importância para o bem estar e segurança de toda a população, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Treze Tílias. A iniciativa se deu através do Sr. Conrado Moser, que em viagem à Áustria conheceu o Sr. Erich Wegscheider (Comandante de um Corpo de Bombeiros Voluntários - Zillertal). Deste encontro surgiu uma grande amizade e a ideia de montar um sistema similar. O Sr. Wegscheider, em visita ao Brasil, auxiliou na fundação e montagem de um grupo de Bombeiros Voluntários.
Fazendo parte da ABVESC – Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado de Santa Catarina, a qual nos representa a nível estadual, obtém respaldo e cursos de aperfeiçoamentos periódicos. O Corpo de Bombeiros Voluntários de treze Tílias conta recentemente com 22 membros que dedicam suas vidas a ajudar a dos próximos.
Contato:
Presidente: Giovani Wilmsen